7 de Setembro – Independência do Brasil

O dia 7 de setembro é feriado nacional no Brasil, marcado como a Independência e emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal. Foi em 1822 que ocorreu o chamado “Grito do Ipiranga” do príncipe regente do Brasil, as margens do Rio Ipiranga (atual cidade de São Paulo). De acordo com a história, Dom Pedro I bradou “Independência ou Morte!” perante a sua comitiva.

A partir daí a Família Real Portuguesa se mudou para o Brasil, o que gerou alteração no governo da Coroa Portuguesa, pois o estado Português passou a operar a partir do Brasil, deixando de ser colônia e assumindo efetivamente as funções de metrópole.

A Independência do Brasil significa um grande ato para o crescimento social e econômico do país, no qual deixou de ser dependente de outro estado. Porém o Brasil ainda fazia parte de um governo imperialista, sendo regido pela política portuguesa.

O Brasil ainda carrega fortes traços da cultura portuguesa, como a própria língua, que passou por mudanças e adequação ao longo do tempo. Ainda existem grandes catedrais com influências portuguesas, obras de arte e descendentes de Portugal distribuídos em todos os 26 estados.

FONTE: www. datascomemorativas.me

Vamos compartilhar?

Compartilhar no facebook
Share on Facebook
Compartilhar no twitter
Share on Twitter
Compartilhar no linkedin
Share on Linkdin
Compartilhar no pinterest
Share on Pinterest

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support